sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Dilúvio Mundial - Colaboração de Paulo Tomchaca

Extraído de: portalebd.org.br





DAVID CLOUD
June 29, 2011
David Cloud, Fundamental Baptist Information Service, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143, fbns@wayoflife
A grande maioria dos cristãos professos hoje, mesmo a maioria dos evangélicos, não acreditam que o Dilúvio foi global. Isto é por causa do fim dos tempos apostasia e da acomodação medo de modernas teorias evolucionistas. Pelas seguintes razões estamos certos de que o Dilúvio foi global. 
1. Descrição da Bíblia aponta para um dilúvio global. 
A Bíblia diz claramente que o dilúvio dos dias de Noé foi em todo o mundo. O grande detalhe em que o Dilúvio é descrito testemunhas contra uma interpretação poética ou alegórica. 
"E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, o homem e o animal, os répteis e as aves do céu, pois me arrependo de tê-los feito" ( Gênesis 6:7). 
"E eis que Eu, eu mesmo, não trago um dilúvio de águas sobre a terra, para destruir toda a carne, em que há espírito de vida debaixo dos céus, e tudo o que há na terra morrerá" (Gênesis 6 : 17). 
"Por ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e todas as criaturas que fiz eu vou destruir de sobre a face da terra" (Gênesis 7:4). 
"E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra, e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram as águas e os montes foram cobertos "(Gênesis 7:19-20). 
2. A mecânica sugerem um dilúvio global. 
O dilúvio dos dias de Noé não era apenas uma longa temporada de fortes chuvas.
Foi um grande dilúvio de água do céu combinado com um dilúvio de água abaixo. A água do céu veio de um vasto oceano de água que havia sido suspenso acima da terra em forma de vapor desde a semana da criação (Gênesis 1:7). O dilúvio veio de baixo "grande abismo", que foi um oceano de água abaixo da superfície da terra. As "fontes do grande abismo" foram quebrados (Gen. 7:11). 
Essa ação cataclísmica teria resultado em ondas gigantescas que varreram o mundo.As ondas de maré criado por apenas um vulcão (Krakatoa), em 1883 produziu ondas imensas, pelo menos, 100 pés de altura; viajar até 450 quilômetros por hora que resultou na morte de cerca de 40.000 pessoas, o som da erupção pode ser ouvido 3.000 milhas de distância (Simon Winchester, Krakatoa). Quando uma série de terremotos atingiu o Chile em maio de 1960, as ondas resultantes das marés até 50 metros de altura e viajando a 525 quilômetros por hora causaram danos maciços no Japão um terço do caminho ao redor do mundo desde a sua origem. 
3. O comprimento do dilúvio aponta para um dilúvio global. 
O dilúvio continuou por 40 dias e 40 noites (Gn 7:12; 8:2). Aos 40 dias a água atingiu o seu maior altura, mas continuou a prevalecer sobre a terra para um outro 110 dias (Gn 7:24). 
3.1 As questões práticas apontam para um dilúvio global. 
Se o dilúvio foi local, Deus não teria instruiu Noé para trazer todos os animais na arca (Gênesis 6:19-20; 7:1-3). 
Se o dilúvio foi local Deus poderia simplesmente ter instruiu Noé para mover! "Todo o processo de construção de um navio desse tipo, envolvendo mais de um século de planejamento e labutando, simplesmente para escapar de uma inundação local, dificilmente pode ser descrito como qualquer coisa, mas totalmente tolo e desnecessário. ... Toda a história das fronteiras do ridículo, se o Dilúvio foi confinado a alguma seção do Oriente Próximo "(Whitcomb e Morris, O Dilúvio de Gênesis). 










4. A promessa de Deus aponta para um dilúvio global. 
Deus prometeu que não haveria mais inundações após a moda dos dias de Noé (Gênesis 9:11), mas houve grandes inundações muitos locais, incluindo os que já mataram milhares de pessoas. A seguir, são apenas alguns exemplos: 
200.000 afogado quando as ondas de maré varreu o Golfo de Bengala em 1876
3,7 milhões de pessoas afogados em uma inundação do rio Yangtze, na China em 1931
10.000 afogadas em enchentes no Irã em 1954
100.000 afogados devido a inundações no delta do rio Vermelho no Vietnã do Norte em 1971
1300 afogados e 30 milhões ficaram desabrigadas pelas inundações das monções em Bangladesh em 1988
3000 afogaram nas enchentes do rio Yang Tsé na China em 1998
5000 afogaram nas enchentes e deslizamentos de terra na Venezuela em 1999
2000 afogado em inundações das monções na China, Índia, Nepal e Bangladesh, em 2002
2000 afogado em inundações de monção em Bangladesh em Julho de 2004


5. Profecia de Pedro aponta para um dilúvio global.        

Pedro comparou o dilúvio dos dias de Noé para a destruição vinda de todo o mundo pelo fogo (2 Pedro 3:5-7).     


6. Histórias inundação de todo o mundo a ponto de um dilúvio global.     


"Babilônios, assírios, egípcios, persas, hindus, gregos, chineses, frígios, Fiji Islanders, esquimós, indígenas americanos, indianos, brasileiros, peruanos, e de fato todos os ramos de toda a raça humana, semita, ariana, turanianos - têm tradições de um Grande Dilúvio, que destruiu toda a humanidade, com exceção de uma família, e que impressionou-se de modo indelével na memória dos ancestrais de todas essas raças antes de eles se separaram. "Todos estes mitos são inteligíveis apenas na suposição de que alguns desses eventos ocorreram realmente. Tal crença universal, não surgindo de algum princípio instintivo de nossa natureza, deve ser baseada em um fato histórico "(Bíblia de Halley Manual).          


Embora contendo elementos míticos trazido por mentes idólatras, as histórias representam uma memória universal do dilúvio. Centenas dessas histórias foram descobertos em 70 línguas de todo o mundo, ea grande maioria mencionar um grande navio que salvou a raça humana da extinção, NOVENTA E CINCO POR CENTO DESCREVENDO o Dilúvio como GLOBAL (Andrew Snelling, Passado Catastrófico da Terra, vol. 1, p. 99). Como o Dr. Snelling observa, "... se há realmente foi uma enchente que destruiu a humanidade, como a Bíblia ensina, então as tradições dilúvio universal seria exatamente o que esperaríamos encontrar "(p. 104).


Modernistas teológicos alegação de que o relato bíblico se baseia em uma dessas outras histórias, como a Epopéia de Gilgamesh da Babilônia. Na verdade, é óbvio que o relato bíblico é o único e verdadeiro, com o seu detalhe surpreendente, a sua arca com dimensões adequadas para viagens marítimas, e sua falta de absurdo politeísta.A Epopéia de Gilgamesh, por exemplo, diz que os "deuses" quase morreram de fome durante o Dilúvio e se encolhia como cães com medo. Ele também afirma que a arca era um cubo gigante, que teria sido uma forma absurda de um navio construído para suportar os mares furiosos por um ano. Teria sido extremamente instável. A arca bíblica, por outro lado, foi de 450 de comprimento por 75 pés de largura por 30 metros de altura, que é semelhante à proporção de grande e moderna de navios, como petroleiros e porta-aviões. 


7. Camadas de rochas sedimentares globais apontam para um dilúvio global.


Toda a terra é coberta por fácies ou camadas contínuas de rochas sedimentares com características semelhantes. Cerca de três quartos da área terrestre do planeta tem rochas sedimentares como a base, variando de espessura de alguns pés a 40.000 pés ou mais.



"Rock sedimentares foi originalmente formada em quase todos os casos sob a água, geralmente por deposição após o transporte por água de várias fontes. Rochas sedimentares são compostas de pedaços de rocha ou outro material que existia em outro lugar, e foram erodidos ou dissolvidos e depositado novamente na sua posição actual. Sedimentares resultados rock de água em movimento que estabelece camada sobre camada, o que é chamado de classificação hidrológica (arenito, siltito, folhelho, calcário, etc). Isto significa que mais de 70% da crosta terrestre foi movido por um grande movimento de água que dá fortes indícios para o dilúvio 
"(Steve Carr," A evidência para o Dilúvio ",http://www.calvaryag.org/apologetics/apologetics_11-evidence_flood.htm/).                               

"Esse tipo muito específico de rocha sedimentar encontra-se estender em uma faixa contínua do oeste da Austrália para o Texas, Arkansas, Alabama, Mississippi e, em seguida, à Irlanda do Norte pela Inglaterra para tornar-se as famosas falésias brancas de Dover. Ele continua no norte da França, Dinamarca, Alemanha do norte, sul da Escandinávia, a Polónia, Bulgária, e depois para a Geórgia, na União Soviética, e da costa sul do Mar Negro "(Ian Taylor, nas mentes dos Homens, p. 95 ).  

Derek Ager, professor de geologia na Universidade College of Swansea, na Inglaterra, em A Natureza do registro estratigráfico (1973) desafiou seus colegas geólogos evolutivo com "A Persistência da Facies". Ager queria "encontrar uma explicação para o fenômeno antes do vocal oponentes da evolução fez uso dela ", mas na verdade é uma prova irrefutável para o dilúvio de Gênesis. 


7. Maciça cemitérios fósseis sugerem um dilúvio global. 


Por toda a terra lá são enormes cemitérios fósseis que oferecem profundo testemunho de um dilúvio global.
O Burgess Shale, em British Columbia contém incontáveis ​​milhares de invertebrados marinhos, que foram preservados com extraordinário pormenor, "com partes moles intactos, muitas vezes com alimentos ainda em suas entranhas" (Andrew Snelling, Passado Catastrófico da Terra, vol. 2, p. 537 ). É óbvio que eles estavam enterrados em uma maneira incomum e catastrófica.


"O Burgess Shale é, portanto, um enorme cemitério de fósseis, produzido por inúmeros animais que vivem no fundo do mar sendo catastroficamente varrido em correntes de deslizamento de terra gerado turbidez, e depois enterrado quase que instantaneamente na turbidíticos resultante camadas maciças, para ser requintadamente preservada e fossilizado "(Snelling, p. 538).


O Ordoviciano Soom Shale na África do Sul é de 10 metros de espessura e se estende por centenas de quilômetros. Ela contém milhares de fósseis excepcionalmente preservadas. O eurypterids mesmo show "andando apêndices que normalmente são perdidos a decadência logo após a morte" e "algumas das massas fibrosas muscular que operavam esses apêndices" (Snelling, vol. 2, p. 538). 


"A evidência é claramente consistente com o sepultamento catastrófico de incontáveis ​​milhares dessesorganismos ao longo de milhares de quilômetros quadrados, o que implica que o xisto se tinha que ser catastroficamente depositados e cobertos por sedimentos mais antes de organismos burrowing poderia destruir o laminações" (Snelling, vol. 2, p. 539).            


O Devoniano Thunder Bay formação calcária em Michigan é de 12 metros de espessura e se estende por centenas de quilômetros. Ela contém milhares de milhões de fósseis que foram catastroficamente enterrado.  
O Carbonífero Montceau Shale no centro da França rendeu os restos fossilizados de cerca de 300 espécies de plantas e 16 classes de animais. Existem escorpiões fossilizados com sua vesícula picada venenosa e preservada.       


"... inúmeras pegadas de anfíbios e répteis foram encontrados, complete com o dedo e garra marcas e linhas sinuosas feitas por cauda arrastando na lama. Mesmo impressões gota de chuva e marcas de onda foram encontrados preservados, o que significa que o enterro e litificação deve ter sido extremamente rápida. Da mesma forma, a preservação das dobradiças frágeis nos fósseis de moluscos bivalves sugere que esses animais não foram transportadas antes do enterro, mas foram sepultados abruptamente pela rápida deposição de sedimentos "(Snelling, p. 540).   


O Carbonífero Francis Creek Shale, em Illinois formas um cemitério de fósseis contendo amostras representativas de mais de 400 espécies de uma mistura de água doce, terrestres e organismos marinhos. A preservação de detalhes parte ainda mole evidências de enterramento rápido.  Triássico Mont San Giorgio Bacia na Itália e na Suíça, a 300 metros de profundidade e cerca de quatro quilômetros de diâmetro, contém milhares de fósseis bem preservados de peixes e répteis. Detalhes de ossos delicados, espinhas pequenas, e as escalas são claramente visíveis. Peixes fossilizados contêm embriões dentro de seus abdomens. O Tanystropheus fossilizado, de 4,5 metros saurian girafa de pescoço, também contém os restos de jovens durante a gestação.         


"Fish, como tantas outras criaturas, não se tornam naturalmente enterrado como este, mas geralmente são devorados por outros peixes ou catadores depois de morrer.Além disso, quando a maioria dos peixes morrem seus corpos flutuam. Na assembléia fóssil em Mont San Giorgio são alguns répteis terrestres indiscutível entre os répteis marinhos e peixes. Assim, para fossilizar todos aqueles peixes marinhos com as grandes e répteis terrestres, de modo que todos eles são requintadamente preservada, teria exigido um fluxo de água catastróficas para varrer todos estes animais juntos e enterrá-los in fine-grained lama "(Snelling, p. 543).
A Formação Marca Triássico Vaca na Virgínia também contém uma mistura de água doce fossilizados, terrestre e plantas marinhas, insetos e répteis que foram enterrados juntos em um cemitério enorme. "Detalhes microscópicos são preservadas com grande fidelidade, ea resolução de detalhes preservados é de aproximadamente 1 micron" (Snelling, vol. 2, p. 543).


A Formação Santana Cretáceo no Brasil preserva fósseis marinhos e terrestres de plantas e animais, incluindo camarões, bivalves, peixes, tubarões, crocodilos, aranhas, sapos, tartarugas, dinossauros, pterossauros e [extintos répteis voadores], incluindo pterodáctilos com envergadura de mais de nove pés.   


"A preservação tem sido tão rápida e tão perfeita, que estruturas como fibras musculares com bandas presentes, alguns ultraestrutura exibir, fibras e até núcleos celulares dispostos em fileiras, foram fossilizados. Debaixo da balança, pequenos pedaços de pele são preservados e mostram folhas finas de músculo e tecido conjuntivo. Em um espécime do sexo feminino os ovários foram preservados com o desenvolvimento de ovos dentro, e um ovo sequer tinha fosfatizados gema. Muitos espécimes mostrar a parede do estômago com todas as suas reticulações, e muitas vezes com a última refeição ainda no estômago. Um espécime tem nada menos que 13 pequenos peixes em seu aparelho digestivo, com um número de camarões, que ainda tinha os olhos de seus compostos preservada com as lentes no lugar. Mas os tecidos mais espetaculares encontrados nestes espécimes de peixe são as brânquias, muitos tendo as artérias e veias das brânquias preservada com as lamelas secundárias intacta. ... É claro, portanto, que o processo de fossilização levou momentos lugar após os peixes tinham morrido, e foi concluída em questão de horas apenas alguns (provavelmente menos de cinco) "(Snelling, p. 545).   
    
O Siwalki Hills norte de Delhi, na Índia, 2.000 a 3.000 metros de altura e centenas de quilômetros de comprimento, são compostas de sedimentos depositados pela água e são embalados com fósseis de animais terrestres.      


Similar milhares de metros de espessura depósitos estão localizados na Birmânia central, que são embalados com os fósseis de animais de grande porte como mastodontes, hipopótamo, e boi, além de troncos de árvore fossilizados.   


A Formação Morrison cobre uma área de cerca de um milhão de quilômetros quadrados em 13 estados dos EUA e três províncias canadenses, que se estende do Manitoba para o Arizona, e Alberta para o Texas. Ossos de dinossauros foram encontrados em centenas de sites, fossilizados junto com peixes, tartarugas, crocodilos e mamíferos.       


A formação de Green River of Wyoming, Utah, Colorado e contém fósseis de palmeiras, sicômoros, maples, choupos, deep-sea bass, peixe-lua, o arenque, jacarés, tartarugas, lagartos, sapos, cobras, crocodilos, pássaros, morcegos, besouros, moscas , libélulas, gafanhotos, mariposas, borboletas, vespas, formigas e outras plantas e animais, terrestres e marinhos.
Um cemitério fóssil perto Florissant, Colorado, contém peixes fossilizados, pássaros, insetos, e centenas de espécies de plantas. Flores de frutas e até mesmo ter sido encontrado.
As camas de lignite Geiseltal na Alemanha contém "uma mistura completa de plantas e insetos de todas as zonas climáticas e todas as regiões reconhecidas da geografia das plantas ou animais." Leaves ter sido tão bem preservados que alfa e beta tipos de clorofila pode ser reconhecido.


"[Também se preservaram] as partes moles dos insetos: músculos, cório, epiderme, queratina, cor animais como melamina e lipocromo, glândulas e do conteúdo dos intestinos. Pedaços bem preservados de pêlos, penas e escamas ... conteúdo estomacal de besouros, anfíbios, peixes, aves e mamíferos ... Fungos foram identificados nas folhas e os pigmentos vegetais original, clorofila e coproporphyrin, foram encontrados preservados em algumas das folhas "(NO Newell," Adequação do registro fóssil, "Journal of Paleontology, 1959, 33: 496).
Estes são exemplos dos cemitérios enormes fósseis que cobrem a terra e que dão evidência do Dilúvio bíblico.     


8. Criaturas do mar sobre os cumes das montanhas sugerem um dilúvio global.

Esqueletos de baleias fossilizadas foram encontrados 440 metros acima do nível do mar ao norte do Lago Ontário, a 500 metros acima do nível do mar em Vermont, e 600 metros acima do nível do mar, perto de Montreal. Um esqueleto de baleia foi encontrado no topo da Montanha Sanhorn 3.000 metros na costa do Ártico e uma milha elevada na faixa litorânea da Califórnia.
Aglomerados de ostras gigantes fossilizados foram encontrados em cima da Cordilheira dos Andes na América do Sul.      

Fósseis Clam mesmo ter sido encontrado no cume do Monte. Everest. Muitos fósseis ammonite (animais marinhos da família polvo), alguns com diâmetro de até seis pés, pode ser visto em 12 mil pés no Himalayans na Kali Gandaki rio no Nepal (http://library.thinkquest.org/10131/geology_visual.html/). Eu comprei fósseis bela ammonite em Katmandu, que veio da região.


Assim, como diz a Bíblia, nos tempos antigos enchentes cobertas as montanhas.
Pergunta: Havia água suficiente para cobrir a terra?
Os céticos têm desafiado o dilúvio bíblico, com a alegação de que não há água suficiente para cobrir a terra para os topos das montanhas. Este desafio tem sido refutada por cientistas que crêem na Bíblia.

"Nós agora sabemos, é claro, que a Terra tem água em abundância para lançar um dilúvio global. Foi calculado que, se a superfície da terra foram totalmente plana, sem montanhas altas e nenhum bacias oceânicas profundas, que a água cobriria a terra a uma profundidade de cerca de 8.000 pés. Mas há água suficiente para cobrir uma montanha pé 29.035? A chave é lembrar que o Dilúvio não tem que cobrir a Terra actual, mas teve de cobrir a Terra pré-diluviano, ea Bíblia ensina que o Dilúvio totalmente reestruturada a terra. "O mundo de então, coberto com as águas, pereceram" (2 Pedro 3:6). Ele se foi para sempre. A terra de hoje foi radicalmente alterada por esse evento global. Flood, que realizou o trabalho geológico abundante.Erodindo sedimentos aqui, redepositing-los lá, empurrando para cima os continentes, elevando planaltos, desnudamento terrenos, etc, de modo que a Terra hoje é bem diferente de antes. Hoje vai até a montanha subir acima do mar. Mt. Everest eo alcance do Himalaia, junto com os Alpes, as Montanhas Rochosas, os Apalaches, a Andes, e na maioria das outras montanhas do mundo são compostas de sedimentos do fundo do oceano, cheio de fósseis marinhos estabelecidas pelo Flood. Estas camadas de rochas cobrem uma área extensa, incluindo grande parte da Ásia. Eles dão todos os indícios de água resultantes de processos cataclísmicos. Estes são os tipos de depósitos que seria de esperar como resultado de todo o mundo, Flood destruir o mundo dos dias de Noé. No fim do dilúvio, depois de seqüências espessas de sedimentos se acumularam, o subcontinente indiano, evidentemente, colidiu com a Ásia, amassando os sedimentos em montanhas. Hoje eles se apresentam como gigantes - camadas dobradas e fraturadas da do fundo do oceano sedimentos em altitudes elevadas. Não, o dilúvio de Noé não cobrem o Himalaia, formou-las! "(John Morris, Ph.D.," Será que o dilúvio de Noé cobrem as montanhas do Himalaia?
"Http://www.icr.org/index.php?module=artigos&action=view&id=520/).


Houve um rearranjo "drástica da topografia terrestre, com massas de terra continental aumento das águas e bacias oceânicas aprofundamento e alargamento para receber as águas de drenagem fora das terras. ... De alguma forma, essas grandes cavernas subterrâneas, já não pressurizadas, entrou em colapso e as elevações de superfície afundou correspondente. Uma vez que estes tinham sido principalmente debaixo dos continentes antediluviano, para servir como reservatórios de armazenamento para os seus rios, e desde que estes continentes tinha por esta altura sido essencialmente off aplainada pela erosão inundação, isto significa que agora tornou-se o fundo das bacias oceânicas pós-diluvianos " (Henry Morris, o registro de Gênesis).
Você pode não acreditar na Bíblia, se quiser, mas você não pode dizer que não há evidências de que ela é verdadeira e que a fé bíblica é cego.  

O ataque ao dilúvio global
Como Pedro profetizou, há um violento ataque de hoje sobre o relato bíblico do dilúvio global em "últimos dias" (2 Pedro 3:3-7).            

Por esta profecia aprendemos que os "últimos dias" começou em um sentido especial no século 19, porque antes disso acreditava-se até mesmo por secularistas e os cientistas que Deus criou o mundo e houve um dilúvio universal. Em 1930, Merson Davies observou: "Devemos lembrar que, até 100 anos atrás [1830], tal preconceito marcados contra a aceitação da crença no dilúvio não existia" ("descobertas científicas e suas Bering no relato bíblico da o Dilúvio de Noé, "Jornal das Operações do Instituto Victoria, vol. LXII, p. 62,63).    


Nos séculos 17 e 18, por exemplo, os estudiosos Cambridge universalmente acreditavam em um dilúvio global e escreveu sobre isso (por exemplo, Thomas Burnet A Teoria Sagrada da Terra; John Woodward Um Ensaio Rumo a uma Teoria Natural da Terra; William Whiston de Uma Nova Teoria da Terra), mas durante o dia de Charles Darwin que havia abandonado esta posição para o ponto de vista da geologia uniformista.  


O ataque sobre o Dilúvio global tem sido tão generalizada que afetou muitos "evangélicos" eruditos.
"... hoje, mais e mais eruditos evangélicos e líderes têm comprometido, em silêncio vai 'soft' sobre os primeiros capítulos do Gênesis e relegando-os a mitos e lendas, ou simplesmente considerá-las como irrelevantes "(Andrew Snelling, Passado Catastrófico da Terra, vol. 1, p . 02).


Ken Ham, fundador da Answers in Genesis, documentado esta incredulidade se espalhando em seu livro 2011 já comprometido.            


No volume 1 do Passado Catastrófico da Terra, Andrew Snelling, Ph.D. em geologia, responde aos desafios por secularistas, os teólogos liberais e evangélicos para comprometer o relato bíblico de um dilúvio global. Ele observa, "aqueles que promovem a visão inundação local tenha aparentemente tentou superar o outro em seus esforços para retratar os absurdos suposto no relato bíblico" (p. 125).           


Snelling mostra que a água teria sido suficiente para cobrir a terra até a altura descrito pela Escritura. Ele mostra que a arca era suficientemente grande para conter todos os tipos de animais (não de acordo com a contagem dos modernos "espécie", mas para a contagem de verdade bíblica tipos, que em hebraico são baramin). Ele demonstra que não teria havido, no máximo, cerca de 16.000 animais na arca com um tamanho médio de um rato pequeno. Ele mostra que as plantas poderiam ter sobrevivido ao dilúvio global e que os peixes poderiam ter sobrevivido a mistura de água doce e salgada. Ele mostra que não teria sido além da capacidade de algumas pessoas para cuidar dos animais. Ele também mostra que os animais poderiam ter repovoado a terra inteira desde o Dilúvio e discute em particular a questão de marsupiais na Austrália (marsupiais fósseis foram encontrados na Europa, África, América do Norte e do Sul). 

Oro que você tenha, vindas de Deus, crescimento na Sua graça, paz, conhecimento, e a santificação que se segue à salvação. E também muitos trabalhos, guerras e perseguições ... pelos motivos corretos (1Pe 4:14-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário