quinta-feira, 28 de julho de 2011

A manifestação da Graça de Deus

























Texto Bíblico: II Samuel 9:1-11

INTRODUÇÃO

Após várias lutas com Saul, Davi saiu vitorioso e, mesmo tendo sido perseguido implacavelmente por Saul, ele ainda retinha, por amor ao seu amigo Jônatas, o filho de Saul, um sentimento de compaixão. Este sentimento de compaixão levou Davi a buscar algum parente de Saul para que ele pudesse dispensar de seu favor como rei de Israel. Essa pessoa chamava-se Mefibosete. A história do encontro de Davi e Mefibosete é uma perfeita ilustração da Manifestação da Graça de Deus em busca do homem perdido. Vejamos então como a graça de Deus se manisfesta na vida do homem através desta história.

1 - A graça de Deus procura o homem (v.1) 
... resta ainda alguém  1.1 Um homem aleijado (v.3)  1.2 Um homem desorientado ( Ex. Elias 2 pensamentos)  1.3 Um homem fugitivo (Adão: onde estás?)
2 - A graça de Deus busca o homem (v.5) onde está?) 
2.1 Mefibosete vivia em Loo-Debar ( “terreno deserto”)  2.2 O ministério de Jesus (Lucas 4:18)
3- A graça de Deus encontra o homem “não temas” 
3.1 Segurança (Mateus 11:28)  3.2 Amor e misericórdia (O filho pródigo)
4 - A graça de Deus restaura o homem (v.7) e exalta o homem (v. 10) 
4.1 A salvação (Lc 19:10 Filho do Homem buscar o que se havia perdido  4.2 A dignidade de ser filho de Deus (Jo 1:12)


Conclusão:

Deixe a graça de Cristo manifestar-se em sua vida, pois Ela te busca, te encontra, te acalma, te restaura.

DO VAZIO À PLENITUDE

Observe o que a Bíblia nos diz: "No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: "Eis aqui o Cordeiro de Deus". E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes:" Que buscais?" E eles disseram:" Rabi, (que, traduzido, quer dizer Mestre) onde moras?" Ele lhes disse:" Vinde, e vede." Foram, e viram onde morava e ficaram com ele aquele dia: e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe:" Achamos o Messias" (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse:" Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)". (São João 1:35-42)

André pegou João pela mão e o levou a Jesus. "...E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)". (João 1:42)
Tu és Francisco. Tu és Roberto. Tu és Luiza. Tu és Rosa. Tu és Maria. Tu és Aparecida. Eu sei quem és.

Jesus continua dizendo: "Eu sei quanto você recebe por mês para poder viver. Eu sei quantos filhos você tem. Conheço as tristezas de seu coração. Não há nada que você possa me ocultar. Conheço as lutas que você está enfrentando. Sei que você tem que cumprir um compromisso financeiro e ainda não conseguiu o dinheiro. Sei que você está querendo comprar um carro novo e não pode. Sei que você está desempregado. Sei que você está preocupado com seu filho. Sei que seu lar está se desintegrando e sei que você já está pensando na separação. Eu sei que você está com medo de fazer aquele exame médico porque suspeita que possa ser um câncer. Você tem medo da morte. Tem medo do futuro. Eu conheço você muito bem". É o que Jesus diz. Jesus olhou para Pedro e lhe disse: "Eu sei quem és Tu".

Não há ninguém neste mundo que possa dizer: "O Senhor não é capaz de entender os meus problemas". Ele entende os seus problemas sim. Não há uma lágrima que neste momento queira brotar de seus olhos que o Senhor Jesus não conheça. Não há uma dúvida em seu coração que Ele não possa responder, nenhum questionamento em seu coração que Jesus não compreenda.

Ele sabe que você está lendo esta mensagem porque tem interesse em conhecer Jesus e se comprometer com Ele, ou se está lendo simplesmente por curiosidade. Ele conhece tudo. Sabe se você é um ateu... um incrédulo... Sabe se lá no fundo de seu coração, você não tem paz. Ele conhece tudo. Não há nada que o homem possa ocultar dos olhos de Deus. "Eu sei que tu és Simão", disse Jesus.

Mas Ele não conhece somente o presente. Ele também conhece o passado. Percebe o que disse para Simão? "...Tu és Simão, filho de João..." (João1:42)

Em outras palavras, "conheço suas raízes, as suas origens. Conheço o ambiente social em que você cresceu, filho de João. Conheço os traumas que carrega desde a meninice. Conheço os complexos que você traz. Sei que você é assim como é; que tem esse caráter. Mas Eu sei porque você é assim já que conheço também os seus pais, seus avós, seus bisavós".

Meu amigo, olhe para Jesus que está dizendo: "Filho, se você não entende o seu caráter; se você não compreende as raízes de seu próprio coração; se você não é capaz de entender porque carrega esses traumas e machuca as pessoas que ama para depois se arrepender e chorar, quero que saiba que Eu sei porque você é assim. Desde o ventre de sua mãe Eu já o conhecia. Sei as tendências que carrega em sua vida. Sei que você é filho de "João". Eu conheço seus ancestrais, a herança genética que carrega. Conheço todo o seu passado. Sei que quando era criança alguém abusou de você e é por isso que hoje, mesmo tendo passado muito tempo não consegue ser feliz. Eu sei que quando você era criança seu padrasto o fazia se sentir inferior, dizendo para você que não prestava para nada. E hoje, você é um adulto que não consegue tirar isso do inconsciente. É por isso que quando você inicia uma carreira não termina; inicia um casamento, fracassa. Porque aí dentro de sua mente você carrega aquela sentença que ouviu muitas vezes desde criança: "Eu não sirvo para nada".

Como é bom saber que Jesus é capaz de entender nossas raízes. Porque conhece não somente nosso presente, mas também o nosso passado. Mas quer saber o mais bonito de tudo? Jesus olhou para Simão, e disse: "Eu sei que tu és Simão", conheço o teu presente," sei que tu és filho de João", conheço o teu passado, mas eu sei que "... tu serás chamado Cefas... " (João 1:42)

Em outras palavras: "conheço também o teu futuro. Tu serás chamado "Cefas", que quer dizer Pedro.

Não importa quem é você. Não importa quão baixo você tenha caído. Não importa quão longe você tenha ido ou quão horrível seja o seu temperamento. Não importa que traumas você carrega em sua mente. Não interessa seu passado. Se você foi um drogado; uma prostituta, um homossexual, um assassino, um ladrão. Seu passado não importa. Jesus disse para Simão: "Tu serás chamado Pedro". "Eu quero mostrar para ti", disse Jesus", todo o futuro maravilhoso que eu preparo para ti". "Tu mudarás de nome", e, biblicamente, o nome era o caráter da pessoa. Na Bíblia se colocava o nome numa pessoa segundo seu caráter. Então quando Jesus disse a Simão, tu não serás mais Simão, serás Pedro, estava dizendo: "Vou transformar tua vida, vou mudar teu caráter, esse caráter que tem lhe trazido tantos problemas. Eu sou capaz", diz Jesus, "de transformar sua vida. Olha para o futuro que Eu tenho preparado para você! Você não nasceu para andar neste mundo, carregando complexos e traumas. Você não nasceu para andar nesta vida sofrendo, sentindo-se perdido e sem esperança".

Há esperança para você e para mim. Sabe por quê? Porque Jesus morreu na cruz do Calvário. Há esperança para nós, porque Ele pagou o preço dos nossos pecados na cruz. Há esperança, meu amigo! Não existe nada que Jesus não possa transformar; não há vida que Jesus não possa mudar; complexos que Jesus não possa tirar, nem traumas que Ele não possa arrancar.

Pergunto: você sofrendo? Está porventura você carregando a tristeza de uma vida castigada pelo pecado? Está desesperado por algum motivo? Esconde uma lágrima que ninguém conhece, que só Jesus sabe? Está com o coração partido, sangrando por dentro?

Ouça isto: "Jesus sabe quem é você". Ele conhece o seu passado e já o apagou na cruz do Calvário. Agora em seu presente Ele quer operar as grandes obras de vitória.

A GRAÇA DE DEUS TE LEVA DO VAZIO Á PLENITUDE

Este estudo foi extraído de: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário